Comentários no Blog

PARA COMENTAR SOBRE OS ASSUNTOS, É PRECISO FAZER O CADASTRO.

domingo, 3 de outubro de 2010

HPV - O inimigo que você não vê...

O que é o HPV?

HPV (papilomavírus humano) é um vírus comum que afeta homens e mulheres. É uma das doenças mais sexualmente transmissível(DST). Existem pelo menos 100 tipos diferentes de HPV e 30 deles afetam a área genital.

É uma doença que não apresenta sintomas e em geral desaparece sem tratamento, mas em algumas pessoas ele pode se manisfestar ocasionando verrugas no orgão genital ou lesões que, não sendo tratadas, podem progredir para o câncer de colo do útero, vagina, vulva e ânus.

Por esses motivos é muito importante realizar os exames ginecológicos regularmente. Você pode obter de seu médico todas as informações sobre os cuidados que deve ter para não contrair essa doença tão perigosa.

Algumas das dicas são:

- Reduzir o número de parceiros sexuais;

- O uso do preservativo é fundamental, mas no caso do HPV não é suficiente, pois o vírus pode estar alojado também em partes da área genital que estão fora do alcance do preservativo;

- Se você suspeitar que seu parceiro(a) tenha DST, incentíve-o(a) a consultar o médico e fazer o tratamento. Não tenha relações sexuais até que tudo esteja tratado.

- Não compartilhe objetos de uso íntimo com outras pessoas e, objetos de uso comum como vasos sanitários e toalhas, devem estar muito bem higienizados.

A melhor forma de prevenção contra o HPV é a vacinação e o ideal é que as meninas sejam vacinadas antes do início da atividade sexual. Mulheres que ainda não se infectaram ou mesmo as que já tiveram contato com algum dos tipos de HPV, podem se beneficiar com a vacinação.

Vale lembrar que os cuidados com a prevenção são muito importantes...sem eles a vacina não terá eficácia.

LEMBRE-SE: qualquer pessoa pode adquirir HPV desde que esteja em atividade sexual, portanto preocupe-se consigo mesmo...CUIDE-SE!!!

A PREVENÇÃO É TUDO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário