Comentários no Blog

PARA COMENTAR SOBRE OS ASSUNTOS, É PRECISO FAZER O CADASTRO.

sábado, 3 de julho de 2010

Breve histórico sobre o surgimento e conceituação do homossexualismo.

Segundo o site Wikipédia o termo"homossexual" foi criado em 1869 pelo escritor e jornalista austro-húngaro Karl-Maria Kertbeny. Segundo ele, o termo deriva do grego homos, que significa "semelhante", igual.

Historiadores afirmam que, embora o termo seja recente, a homossexualidade existe desde os primórdios da humanidade tendo havido diversas formas de abordar a questão.

Os estudos do cientista Kinsey, realizados em 1949, concluiu que 10% da população humana teria uma orientação homossexual. No entanto, outros estudos indicaram valores diferentes, tais como 4% e 14%. A principal razão para essa oscilação, encontra-se no fato de muitos homossexuais esconderem sua orientação sexual por motivos diversos, tais como medo e preconceito da sociedade.

No que diz respeito a conceituação, o termo "homofobia" foi criado em 1970, que significaria ódio, discriminação ou aversão de uma pessoa contra homossexuais. Assim, qualquer pessoa contrária ao homossexualismo ou ao movimento homossexual passou a ser taxada como homofóbica.

Todavia, ressalta-se que a palavra adotada é errônea. "Fobia" significa terror, medo irracional de algo. Nesse sentido, homofobia, seria terror aos homossexuais. No DSM (Manual de diagnóstico e estatísticas, da categoria de transtornos mentais) há a previsão de várias fobias, contudo, não se encontra a homofobia em sua relação.

Logo, chega-se a conclusão que existem dois sentidos para a palavra homofobia:

a) o primeiro, criado pelo movimento gay, que significa discordância de suas idéias: e

b) o segundo, mais ligado a area da psiquiatria, que seria o medo de homossexuais.

Diante de tais conceitos, pode-se afirmar que no Brasil, desde 2004, quando lançou-se o programa "Brasil sem homofobia", utilizou-se do primeiro sentido.


Baseado no exposto, qual a sua opinião sobre isso?



obs:. Fonte de consulta: Wikipédia e pesquisa na "A Questão da Tipificação do crime de Homofofia PL 122/06 CONAD - Comissão do negro e assuntos antidiscriminatórios da OAB/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário