Comentários no Blog

PARA COMENTAR SOBRE OS ASSUNTOS, É PRECISO FAZER O CADASTRO.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lançamento de Livro

"Garoto Rebelde" aborda a homossexualidade nas crianças

Homossexualidade surge na criança entre 4 e 5 anos, diz psicólogo; ouça

WILLIAM MAGALHÃES - Colaboração para a Livraria da Folha (06/08/10)

"A sexualidade da criança é muito diferente da sexualidade do adulto. Nas crianças ela está mais direcionada para o toque, para a curiosidade. É diferente da dos adultos, mais direcionada para a penetração, por exemplo", afirma a psicólogo João Batista Pedrosa em entrevista à Livraria da Folha.

Especialista em casos homossexuais, Pedrosa é autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu, 2006) e prepara para a próxima semana o lançamento de "Garoto Rebelde - Surgimento da Homossexualidade na Criança", pela editora Biblioteca 24x7, durante a Bienal do Livro.

Segundo o autor, os primeiros indícios da homossexualidade surgem na infância, por volta dos 4 e 5 anos. Para compor o livro, Pedrosa realizou uma pesquisa com dez homossexais em 2008, levantando o histórico do comportamento sexual por meio de um método chamado memória autobiográfica. Seus clientes relacionavam os fatos a determinados acontecimentos que se lembravam.



A ideia do livro é provar que a homossexualidade, assim como a heterossexualidade, possui uma origem genética. Um dos depoimentos colhidos pelo psicólogo é o de um rapaz que aos 3, sentia-se atraído e ficava excitado quando via os pelos na perna do avô. Outro paciente relata que aos 6 anos gostava de apalpar as bundas e o pênis de outros coleguinhas na escola.

No podcast, o psicólogo dá dicas para pais que se deparam com uma aparente homossexualidade dos filhos e não sabem muito bem o que fazer diante da situação. Para Pedrosa, os pais devem tratar o tema com naturalidade e afirma que muitas vezes a preferência por brincadeiras caracterizadas como do sexo oposto não indica necessariamente um indício de homossexualidade.

Pedrosa, que também é colunista do site "A Capa", portal de notícias voltado ao público gay, inclui em seu livro um capítulo sobre a bissexualidade. De acordo com o psicólogo, a bissexualidade está mais para um comportamento sexual atípico do que para uma orientação sexual. Isto porque menos de 2% dos pesquisados se consideram bissexuais.

O especialista prepara também um segundo lançamento para o dia 11 de setembro, a partir das 18h no restaurante Oásis, no 2º piso do Shopping Frei Caneca.

Ouça os podcasts: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/778866-homossexualidade-surge-na-crianca-entre-4-e-5-anos-diz-psicologo-ouca.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário